Demônios da Garoa a música de São Paulo

Bar Brahma em maio de 2005


Normalmente não sou bairrista só que hoje vou me permitir ser pois tenho razões de sobra para isso.
Há 36 anos nasci em São Paulo, filha e neta de migrantes nordestinos que como tantos vieram para cá com a esperança de uma vida melhor.
E por mais caótica e fria que seja São Paulo por ser a cidade que "amanhece trabalhando" se olharmos bem, tem espaço para diversão e poesia como a música. E é dessa são Paulo que quero falar através de seu símbolo musical maior. Quem nunca ouviu Trem das Onze ou Saudosa Maloca entre um e outro quais quais quais? Acho que todo mundo que more aqui, sendo paulistano, paulista ou que receberam acolhida vindos de outros estados já ouviu pelo menos uma vez.
 Estou falando de um grupo de samba que é a cara de São Paulo: Demônios da Garoa (na foto a formação de 2005 com Ramirez, Izael, Serginho, Canhotinho e Simbad).
A história deste grupo que estampa seu nome até no Guiness Book é quase tão antiga quanto a história de São Paulo que aniversaria hoje.
Tudo começou em 1943 num programa de rádio com o nome de "Grupo do Luar". Por serem muito brincalhões, logo eles mudaram de nome por sugestão do fã Vicente Leporace que os rebatizou de "Demônios da Garoa". E a parceria de sucesso entre os sambistas e o compositor Adoniran Barbosa rendeu e rende até hoje homenagens e prêmios como o grupo brasileiro mais antigo desde 1994 no Guiness Book e ter a música símbolo de São Paulo escolhida por votação popular feita pelo SPTV da Globo, Trem das Onze foi escolhida com maioria esmagadora.
Sou fã deste grupo desde que me entendo por gente e em 2005, assisti ao show deles pela primeira vez no Bar Brahma, localizado na esquina da Av. Ipiranga com Av. São João, em comemoração aos meus 30 anos. Foi inesquecível, nada mais paulistano que isso e nada mais paulistano que prestar essa homenagem à eles no dia em que São Paulo completa 458 anos. Amo vocês e sua música queridos Demônios. Muito sucesso sempre! Beijos.

Comentários